Contrato Padrão 2016

Toda informação relativa à sessão fotográfica, bem como todas as conversas e imagens compartilhadas antes, durante e/ou depois da sessão fotográfica, realizadas com o fim de torná-la possível e tecnicamente viável, incluindo mensagens, telegrams, chats, facebook, skype, whats up e outros meios que existam ou venham a ser criados estão submetidos a esse acordo.

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE MODELO VIVO PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO POR MEIO DE REALIZAÇÃO DE ENSAIO FOTOGRÁFICO/CINEMATOGRÁFICO/AUDIOVISUAL NOS ESTILOS FASHION, SENSUAL E/OU DE NU ARTÍSTICO PARA:

A) MINISTRAR AULA DE FOTOGRAFIA;

B) PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA/CINEMATOGRÁFICA ARTÍSTICA AUTORAL PARA PARTICIPAÇÃO EM CONCURSOS FOTOGRÁFICOS/AUDIOVISUAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, COM POSSIBILIDADE DE EXPOSIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO EM GALERIAS DE ARTE E EVENTOS BENEFICENTES;

C) REALIZAÇÃO DE ESTUDOS TÉCNICOS SOBRE A IMAGEM HUMANA: DE ILUMINAÇÃO, DE DIREÇÃO DE MODELOS, DE COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA/AUDIOVISUAL, DE PRODUÇÃO DE MODA, DE FIGURINO, DE MAQUIAGEM, DE PINTURA CORPORAL, DE PROJEÇÃO DE IMAGENS SOBRE O CORPO, DE NUDE ART, DE PROPORCIONALIDADE HUMANA, DE MEDIDAS CORPORAIS (TAMANHO, VOLUME, PESO, RAÇA, GÊNERO, IDADE, IMC, TÔNUS MUSCULAR/FLACIDEZ ETC), ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO CLÍNICA/CIRÚRGICA (CÂNCER, CIRURGIA BARIÁTRICA, RECUPERAÇÃO DE ACIDENTES, TRAUMAS FÍSICOS**), ESTUDOS SOBRE FOBIAS/TRAUMAS EM RELAÇÃO À IMAGEM/AUTO-IMAGEM**), OU ESTUDOS TÉCNICOS EQUIVALENTES ENVOLVENDO QUAISQUER FORMAS DE FIGURAS HUMANAS NA FOTOGRAFIA E ARTES AUDIOVISUAIS;

D) TRABALHOS FOTOGRÁFICOS: BOOKS, ENSAIOS DE GESTANTE, NEW BORN, 15 ANOS, FESTAS, COBERTURA DE EVENTOS, LOCAÇÕES EXTERNAS, PRÉVIA DE NOIVOS, CASAMENTOS, PRODUÇÕES FASHION, FOTOGRAFIA AÉREA, FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA, PRODUÇÃO DE ÁLBUNS IMPRESSOS, QUADROS E LIVROS DE FOTOGRAFIA E/OU;

E) LICENCIAMENTO DE CONTEÚDO PARA FINS COMERCIAIS - INCLUINDO, ENTRE OUTROS, BANCO DE IMAGENS, PROPAGANDA, PROMOÇÃO, PUBLICIDADE E EMBALAGEM DE QUALQUER PRODUTO OU SERVIÇO PARA MARCAS, CAMPANHAS OU AGÊNCIAS. (SOMENTE SE APLICA AOS MODELOS QUE INDICAREM A OPÇÃO 4 OU OPÇÃO 5, AS DEMAIS PRODUÇÕES TERÃO CARÁTER AUTORAL, ARTÍSTICO, FILANTRÓPICO OU DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO EDUCATIVO TÉCNICO)

**A realização de sessões de estudo audiovisual com modelos que viveram infortúnio de natureza traumática serão feitos com acompanhamento de médico, psicólogo ou profissional habilitado que acompanhe o(a) modelo. A sessão se restringe apenas ao registro audiovisual com a captação de depoimento/imagens dos pacientes.


CONTRATADO(A): ((Model.Name)), data de nascimento ((Model.Date of Birth)), país de nascimento ((Model.Country)), email ((Model.Email)), telefone ((Model.Phone)) CPF: ((Compensation.Tax ID)).

CONTRATANTE / FOTÓGRAFO / CINEGRAFISTA : ((photografer.name)), casado, ((photografer.id)) com estúdio fotográfico na Quadra 204, lote 02, sala 02. Edifício Alpha Mix, Águas Claras - DF/ Brasil. Tel: (061) 3046-3797 e celular (61) 8132 1000, site www.zanin.art.br , E-mail: mauriciozanin@zanin.art.br

ATIVIDADES PREVISTAS:

1) Orientação ao(à) Modelo e Pré-Produção (de 60 a 120 minutos):

  • Pactuação dos objetivos e horários da Produção;

  • Definição das formas de interação com outros modelos e possíveis limitação(ões) a ser(rem) observada(s) de acordo com o Formulário de Perfil Pessoal***;

  • Prova e seleção de figurinos;

  • Teste de maquiagem e cabelo;

  • Instrução quanto a poses e imagens a serem alcançadas na sessão;

  • Avaliação diante do espelho de vantagens e desvantagens dos diferentes tipos iluminação e figurino no corpo com o objetivo de valorizar pontos fortes e ocultar pontos fracos do corpo do modelo segundo seu biotipo;

2) Registro Fotográfico (de 2 a 8 horas):

  • Captura fotográfica do(a) modelo(a) em 360 graus e em diferentes posturas/poses/figurinos/maquiagens/expressões para avaliar a evolução do corpo, a composição e o resultado fotográfico com distintos tipos de iluminação, poses, câmeras e lentes.;

  • Realização da sessão pactuada com ao menos um dos estilos fotográficos definidos no Formulário de Perfil Pessoal, respondido eletronicamente pelo(a) modelo e, enviado por e-mail ou via site www.zanin.art.br,que será considerado parte integrante desse contrato.

Ao final do processos fotográfico serão selecionadas em conjunto com os(as) modelos as 30 melhores fotos que serão tratadas. As demais fotos que não tiverem relevância serão apagadas ou mantidas a exclusivo critério do fotógrafo.

***A produção artística prevista envolverá reuniões prévias, presenciais ou por internet (chat, facebook, skype, gtalk etc) para a discussão dos pontos previstos no Formulário de Perfil Pessoal, com troca de fotos para análise do figurino, acessórios, locações, características do corpo ou quaisquer outros aspectos objetivos necessários para a elaboração da obra de arte a ser produzida.


VIGÊNCIA DO CONTRATO:

O período para a realização da(s) sessão(ões) fotográficas em estúdio ou locação externa para atuação como MODELO VIVO prevista(as) no valor deste contrato, e sua(s) respectiva(s) permuta(s), terá início em ((Shoot.Start Date)) e terminará em três meses (90 dias corridos) ou na data ((Shoot.End Date)), o que ocorrer por último. Para qualquer ensaio fotográfico realizado fora deste período será necessária formalização de nova autorização.


FORMA DE PAGAMENTO (COMPENSAÇÃO):

O(a) modelo receberá um ensaio fotográfico adicional, de igual período, correspondendo ao valor de R$ ((Compensation.Amount)), mais impostos, a ser realizado na FORMA DE PERMUTA.

A permuta será realizada em até 60 DIAS CORRIDOS contados do primeiro ensaio.

Caso o(a) modelo não apresente uma data com agenda disponível para a realização do novo ensaio no período de 60 dias corridos o compromisso será considerado quitado apenas com a entrega pelo fotógrafo de 30 fotos selecionadas do ensaio original em formato eletrônico (DVD ou link para download dos arquivos criptografados).

Caso o fotógrafo não apresente disponibilidade de agenda nos 60 dias corridos para a realização do ensaio fotográfico de permuta o pagamento será feito em espécie.

O fotógrafo formalizará a sugestão das datas por email, facebook, SMS ou outro meio eletrônico. Caso seja necessário, novos prazos poderão ser pactuados por email.


LIMITAÇÃO À DIVULGAÇÃO DAS IMAGENS E COMERCIALIZAÇÃO. (Selecione uma opção de divulgação artística e uma opção de comercialização obrigatoriamente e indique no campo Shoot Info no Ipad)

Divulgação artística (opções de 1 a 3)

OPÇÃO 1: Poderá ser divulgada a exposição nua ou semi-nua do corpo;

OPÇÃO 2: Poderá ser divulgada a exposição nua ou semi-nua do corpo, SEM O ROSTO;

OPÇÃO 3: Não haverá divulgação do corpo nú ou semi-nu, todas as demais fotografias ficam autorizadas.


Formas de comercialização. (Opções de 4 a 6).

OPÇÃO 4: Autoriza a comercialização de quaisquer fotos, do ensaio mediante novo contrato/acordo a ser realizado com definição específica do objeto e de suas formas de compensação). Poderá ser divulgada qualquer imagem do ensaio, incluindo a exposição nua ou semi-nua do corpo, mediante confirmação prévia da(s) foto(s) e do objetivo de divulgação/comercial descrito.(sem a confirmação adicional do(a) modelo nenhuma imagem poderá ser divulgada por qualquer meio ou forma.)

OPÇÃO 5: autoriza cessão de uso de imagem de forma irrestrita para fins comerciais incluindo ilustração, promoção, comercialização, banco de imagens etc para qualquer propósito legal, nas mídias existentes ou que venham a ser criadas. (todas as fotos não autorizadas pelo(a) modelo serão apagadas.)

OPÇÃO 6: não autoriza a comercialização por qualquer meio, forma, finalidade, podendo ser utilizadas apenas para a divulgação artística.

A utilização indevida das imagens pelo(a) modelo ou pelo fotógrafo acarretará multa no valor de 10 (dez) vezes o valor previsto na Cláusula de Forma de Pagamento (Compensação).

Ao divulgar as imagens, por qualquer forma ou meio, o(a) modelo(a) se compromete a indicar a autoria das fotos e o site do autor da seguinte forma: "Foto: Mauricio Zanin - www.zanin.art.br.", sendo desnecessária a marcação do autor em mídias sociais ou equivalente.


SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:As fotos serão criptografadas no padrão AES-256-(Top Secret utilizado pelo Governo Americano), na ferramenta TRUECRYPT Cada modelo escolherá sua senha e será impossível abrir as fotos sem ela. Informações detalhadas de como abrir as fotos criptografadas estão disponíveis em www.zanin.art.br/seguranca.html. . Somente serão enviados arquivos sem criptografia caso haja manifestação por escrito do modelo.Considerando a natureza de estudo técnico fotográficos de longo prazo os resultados dos registros fotográficos coletados serão armazenados em bases de dados para a montagem de modelos estatísticos para análise e definição de correlações dos padrões dos corpos registrados, das técnicas de iluminação e dos equipamentos utilizados. O(a) modelo aprovará todas as fotos. As fotos não autorizadas serão destruídas. As fotos autorizadas serão armazenadas em back ups por 1 ano. Após esse período poderão ser descartadas a critério do fotógrafo. Somente as fotos autorizadas, premiadas, utilizadas para fins de estudo ou com algum tipo de classificação de relevância serão mantidas por mais tempo. O fotógrafo se exime da responsabilidade de recuperar as fotos de ensaios com mais de 1 ano a partir da data de sua realização.


LICENÇA DE USO E COMERCIALIZAÇÃO DAS IMAGENS:

Pela compensação aqui confirmada como recebida e pela assinatura nesta autorização, eu concedo ao Fotógrafo/Cinegrafista e Cessionários minha permissão para licenciar o Conteúdo e usar o Conteúdo em qualquer Mídia APENAS PARA QUALQUER FINALIDADE DESCRITA NO OBJETO. Eu concordo que não terei direitos ao Conteúdo, e que todos os direitos ao Conteúdo pertencem ao Fotógrafo/Cinegrafista e Cessionários.

Eu reconheço e concordo não ter qualquer direito a compensação ou remuneração adicional, e que não farei qualquer reivindicação extra por qualquer motivo ao Fotógrafo/Cinegrafista e/ou Cessionários.

Concordo que o Conteúdo poderá ser combinado com outras imagens, texto, elementos gráficos, filme, áudio e obras audiovisuais, bem como editado, alterado ou modificado.

Eu reconheço e concordo que esta autorização se estende a meus herdeiros e Cessionários. Eu concordo que esta autorização é irrevogável, universal e válida por um período de 10 (dez) anos, renovável por períodos adicionais de 5 (cinco) anos cada, exceto se eu enviar ou receber uma notificação prévia, com 6 (seis) meses de antecedência para o final do período (inicial ou adicional) indicando de outra forma, e será regida pelas leis (com exceção de conflitos jurídicos) do país do Modelo (ou Tutor*): Brasil.

Fica acordado que os meus dados pessoais não serão divulgados publicamente.

Eu declaro ter, no mínimo, 18 anos de idade e ter capacidade jurídica para executar esta autorização.

Declaro que caso não aprecie produção artística de caráter sensual ou de nu artístico eu não realizarei ensaios desta natureza, restringindo minha participação aos ensaios de natureza Fashion.

O material gerado no estudo e aprovado pelo(a) modelo com a escolha da OPÇÃO 1 ou 2 ou 3 será incorporada ao portifólio artístico definitivo do fotógrafo, podendo ser divulgado por tempo indeterminado em artigos científicos, colóquios, exposições artísticas, galerias de arte, eventos beneficentes, apresentação de portifólio e em outras publicações do autor. Ficam autorizadas publicações relativas à técnica fotográfica, composição, poses, iluminação em estúdio/locações externas e em temas análogos.

Caso eu tenha indicado no título deste contrato a OPÇÃO 4 que autoriza o uso comercial das imagens com fins publicitários, ficam autorizadas a divulgação para propaganda, promoção, publicidade e embalagem de qualquer produto ou serviço, segundo o documento eletrônico de autorização de divulgação/comercialização que aprovará o uso das imagens e passará a ser parte integrante deste contrato.

A acolha da OPÇÃO 5 já autoriza de imediato a comercialização das imagens com base no pagamento recebido.

A OPÇÃO 6 não autoriza a comercialização das imagens. Definições: “CESSIONÁRIO” designa um indivíduo ou empresa a quem o Fotógrafo/Cinegrafista transferiu ou licenciou os direitos desta autorização, além dos licenciados de tal indivíduo ou empresas.

“COMPENSAÇÃO” designa o valor em espécie ou algo de valor que recebi em troca dos direitos concedidos por mim nesta autorização.

“CONTEÚDO/FOTOS” designa todas as fotografias, filmes, áudio ou outras gravações feitas de mim como parte da Produção.

“MÍDIA” designa qualquer mídia, inclusive mídia digital, eletrônica, impressa, TV, filme, rádio ou outra mídia conhecida ou a ser inventada.

“MODELO” designa a mim e inclui minha imagem, aparência e voz.

“TUTOR” designa o pai, mãe ou responsável legal do Modelo.

Tutor e Modelo são mencionados como “eu” e “mim” nesta autorização, dependendo do contexto.

FOTÓGRAFO/CINEGRAFISTA” designa fotógrafo, ilustrador, cinegrafista ou qualquer outra pessoa ou entidade me fotografando ou me filmando.

“PRODUÇÃO” designa a sessão de fotos ou filmagem descrita neste documento.“FORMULÁRIO DE PERFIL PESSOAL” questionário com indicações do modelo sobre seus desejos, gostos pessoais, estilos para serem utilizadas como referência na produção fotográfica.

ADENDO AO CONTRATO PADRÃO: ((Legal.Addendum))